História

        Com o objetivo maior de pesquisar, valorizar e divulgar a história e a cultura da etnia negra. A Professora Carmen Machado de Abreu (Formada em Educação Física) iniciou suas atividades com o grupo em agosto de 1996. Formado apenas por alunos da escola, do ensino fundamental e médio o grupo de danças, busca a cada ano abordar um tema que retrate o sentimento de amor e determinação do povo negro, levando outras pessoas a conhecer e orgulhar-se de suas origens e sua cultura, dentre os temas destacamos o Filho Ilustre de Encruzilhada do Sul, o Marinheiro João Cândido Felisberto, também, o maior líder de resistência negra Zumbi dos Palmares.
       Nossa escola tem uma grande preocupação com a verdade, buscando inserir nossos alunos no processo educativo- histórico-cultural de nosso país.
        A dança afro-brasileira, uma fusão da cultura afro-brasileira que é constituída basicamente por três grupos étnicos: negros (africanos), brancos (europeus) e indígenas (brasileiro), trazem em seus movimentos a naturalidade e espontaneidade dos cultos aos Orixás, gestos selvagens e fortes dos guerreiros africanos, expressão dinâmica e ampla, quase sempre acompanhada por tambores.
O Grupo Afro Orgulho da Raça e Grupo Musical Lá do B (até 2007), nestes 20 anos, já realizaram muitas apresentações, mostrando a música e a dança afro-brasileira em vários momentos, como: seminários de educação, encontros de comunidades quilombolas, festivais de dança, em vários lugares, em todos esses anos tivemos momentos que marcaram a história, dentre eles, destacamos:

  • 1996 - Inicio desta grande trajetória. Apresentação para Jantar Festivo da Escola, com mostra artística de danças regionais do Brasil. A contribuição do Povo Negro na mostra, deu-se através de uma coreografia para o samba Trem das Onze.

  • 1997 - Junto com a Professora de Português Marta Silveira foi realizada a pesquisa sobre a história, cultura, contribuição e influência do Povo Negro na sociedade brasileira, numa alusão a data “13 de Maio”, neste ano tivemos cenário, falas e danças. Participamos com mostra artística da Jornada Pedagógica de Encruzilhada do Sul realizada pela SME e SEC. Em junho deste ano tivemos a primeira manchete estampada na capa do Jornal 19 de Julho: “Riqueza da cultura negra é encenada por estudantes” e “Cultura negra é vivenciada por estudantes”. Neste mesmo ano, no dia 24 de Junho, recebemos a Moção de congratulação atendendo a proposição de autoria do Vereador Francisco Silveira. A partir de então passamos a fazer parte de várias edições dos Jornais do Sudeste, 19 de Julho e demais que veicularam neste período.


  • 1998 - Formação do povo gaúcho. Nossa origem tem diferentes etnias, nossa história tem o cheiro da mesma terra, a mesma teimosia de vencer marca o nosso futuro. Num trabalho conjunto com o Grupo de Danças Chimango da Escola trouxemos o tema: “Origens”.

  • 1999 - No ano em que nosso município, Encruzilhada do Sul, completou 150 anos, através de pesquisas, fomos conhecer e resgatar a nossa história, bem como, os povos colonizadores do nosso município. Neste mesmo ano, a convite da Sociedade Esportiva e Recreativa Mocidade Independente, por intermédio de seu Presidente Sr. Cleiton Silvestre de Freitas, participamos das comemorações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra na Câmara de Vereadores de Encruzilhada do Sul.

  • 2000 - Neste ano, com a coreografia “Pérola Negra”, já com nome “Orgulho da Raça” definido e estandarte na mão tivemos nossa primeira viagem e apresentação fora de nosso município. O local era a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. “Brasil – 500 anos” e a resistência liderada pelo Herói Negro Zumbi dos Palmares revela-se até hoje emblemática na história de luta, contra a escravidão no país

  • 2001Surge o Musical Lá do B AFRO, sob a batuta da Professora de Artes Jaqueline Freitas. Tivemos nossa primeira promoção, evento com direito a desfile de modas e de trajes afro pelos integrantes do grupo no Clube Social Negro Tabajara. Sucesso absoluto. Também, foi o ano que foi lançada a primeira camiseta do grupo com a frase sugerida pela integrante Katiane Duarte Costa: “Seja um Negro de atitude e assuma sua Negritude”, frase e luta que nos acompanha até os dias de hoje. Fomos tema principal do tradicional Jantar Festivo da Escola Borges, Com destaque para: “Somos Negros...sim; Somos fortes...sim; Somos a eterna descoberta. Somos a busca da eterna Liberdade!” Participamos do pré-lançamento do livro Professora de Artes e Escritora Encruzilhadense Maria Luci Corrêa na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com apresentação artística. Participamos e vencemos a 1ª edição do Festival de Dança Afro em Santa Cruz do Sul.

  • 2002 – Manifesto de busca de reintegração de João Cândido à Marinha foi tema de projeto da SME de nosso município. Participamos da programação oficial da 12ª FENARROZ de Cachoeira do Sul. O Jornal da referida cidade trouxe a manchete: “Grupo Orgulho da Raça em busca da igualdade social”. Destacamos Lançamento do livro “Tributo a João Cândido – O Rei do Farol da Liberdade” com apresentação do grupo no Theatro São Pedro. A manchete do Jornal do Sudeste dizia: “Grupo Orgulho da Raça encanta plateia no Theatro São Pedro”. Participamos de vários momentos deste lançamento, também aqui em nosso município. Ocorreram seminários, encontros, palestras na Casa de Cultura, nas Escolas, etc... Com a presença da Professora Maria Luci e do Orgulho da Raça. Mais uma vez somos destaque no Jantar da Escola.                                                                                                                               Neste ano, destacamos, também, a visita ao Quilombo São Miguel (Santa Maria – RS), onde aconteceu a entrega dos laudos antropológicos das Comunidades aos remanescentes de quatro Quilombos gaúchos. Evento promovido pelo Governo do Estado e o convite veio da então Presidente Srta. Ivonete Carvalho. Destacamos a conquista do Título de Bicampeão do Concurso de Dança Afro em Santa Cruz do Sul – RS. Recebemos da Mocidade Independente, pelo referido título e trabalho realizado em nossa comunidade encruzilhadense uma homenagem, com direito a cartão de prata para a Professora Carmen e Grupo, em um evento organizado pela referida sociedade, com palestras para reflexão sobre o Dia Nacional da Consciência Negra.

  • 2003 – E com ele nosso maior e mais ousado desafio:  Aceitar o convite para ir ao Rio de Janeiro. Neste ano, em que a data de 20 de novembro, que marca a morte de Zumbi, transformou-se, realmente no DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, nossa negritude é levada ao Rio de Janeiro – RJ. Mostramos através do grande ato de união, a força do Povo Negro. A grande mobilização de todos os integrantes, familiares e comunidade encruzilhadense contou, em todos os momentos com o apoio, presença, dedicação e entusiasmo da nossa Diretora Elizamar Guterres. Ficamos hospedados no CIEP Marinheiro João Cândido em São João de Meriti. Entre as importantes apresentações destacamos a mais emocionante e encantadora que fizemos a alguns ex-Marinheiros anistiados e a Dona Zelândia Cândido (filha do grande líder da Revolta da Chibata). A emoção tomou conta de todos e junto estava a nossa grande amiga e incentivadora Professora Maria Luci Correa. O grupo coroou a sua passagem pelo Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí, juntamente com a Estação Primeira de Mangueira no Carnaval de 2003.
Era apenas o começo do ano de 2003......Neste ano, ainda:                                                                   

Dia 03 de abril de 2003, realizou-se o primeiro passo para um grande sonho: Reuniu-se a Professora Carmen e a Diretora Elisa com os pais para assim dar início ao Grupo Afro Orgulho da Raça Mirim, hoje carinhosamente apelidado pela Professora de “Afrinho”. Despertando assim, nessas crianças, o amor por nossa etnia, nossas raízes, história e cultura. Participaram no primeiro ano 15 crianças.                                                                                           
Participamos pela primeira vez do Fórum Nacional de Educação, ocorrido na UNISC, em sua 3ª edição. Evento que teve entre seus organizadores, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação.                                                                                                                                                 
Estivemos no “Dança Venâncio”, onde acontecerão espetáculos de várias cidades gaúchas. Neste evento fomos responsáveis pela Oficina de Dança Afro.                                                                    
Grupo Afro conquista com louvor o Tricampeonato de Danças Afro em Santa Cruz do Sul. Sempre acompanhado do Grupo Musical Lá do B com músicas e percussões ao vivo dirigidas pela Profª Jaqueline Freitas.                                                                                                                       
Uma Moção de Congratulação era apresentada, agora pelo Vereador Antonio Felix Batista Sodré. Moção veio pela conquista do título de Tricampeão.                                                                 
Estivemos na cidade de Lajeado participando da 2ª Semana Regional Zumbi dos Palmares.                                                                                                                                                     Nossa Escola Borges organizou Festival de Artes, onde mais uma vez estivemos presentes.

  • 2004 – Maio deste ano a Associação de Capoeira Acarajé realizou discussão sobre os 116 anos da Abolição da Escravatura no Brasil e estivemos presentes para mais uma importante apresentação e discussão.
Neste mesmo mês aconteceu em Porto Alegre o 1º Seminário Estadual Ensino da Cultura e da História do Povo Negro, com presença da Professora Carmen.                                                    
Noite Cultural no III Seminário Municipal de Educação, na Escola Pedro Nunes a convite do Diretor Sr. Luiz Ricardo P. de Moura.                                                                                                  
Profª Carmen Participa do Evento de Dança em Engenho Velho e ministra o Whorkshop de Dança Afro. No festival de Danças em Santa Cruz, ficamos com o 2 º lugar, onde o Grupo Teovas Dandara de Santa Maria sagrou-se campeão.                                                                    
A Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, e o Instituto dos Arquitetos do Brasil assinaram o edital do concurso nacional que escolheria o melhor projeto para o futuro Memorial dos Lanceiros Negros. O grande destaque deste ano e o melhor prêmio que poderíamos receber ficou por conta do convite que recebemos para participar do evento de lançamento da pedra fundamental do monumento aos Lanceiros Negros em Pinheiro Machado.

  • 2005 – Com o tema “Nossa Raiz- A África”, estivemos levando nossa arte e cultura para a 1ª Festa Portuguesa na cidade de Rio Pardo.
Participamos juntamente com outras entidades e grupos do II Encontro Regional de Comunidades Quilombolas na cidade de São Lourenço do Sul.                                                       
A Cultura Afro-brasileira mobilizou as escolas da rede municipal de Encruzilhada do Sul que as reuniu em um encontro para falas, desfiles e mostras artísticas.
           
  • 2006 – Destacamos a FENACHIM (Venâncio Aires – RS), em maio   deste ano, onde estivemos em destaque na Programação Oficial.
Estivemos na cidade de Canguçu na 3ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares, com a 4ª Mostra Regional da Agricultura Familiar.                                                     
Para o “Orgulho da Raça” levar sua arte, dar seu recado e fazer sua apresentação na Expointer (Esteio – RS), o local reservado era o Espaço Multicultura, onde eram levados espetáculos de manifestação étnicos, folclóricos, contemporâneos. Mostrando a formação da identidade gaúcha e brasileira.                                                                                                                         
Entre outras: apresentação no batizado da Capoeira Acarajé e no II Encontro das Escolas Municipais sobre a Cultura Afro-brasileira em nosso município. 


· 2007 – A cada ano um novo desafio e nossa responsabilidade só aumentava. Com reflexão sobre o que é “Ser Negro” no Brasil continuamos levando nossa voz a cada pessoa que nos assistia. Em cada apresentação uma emoção diferente, mais e mais corações eram tocados pelas palavras que nós ecoavam...

Participamos da IV Conferência Municipal da Assistência Social com o Momento Cultural na vizinha Amaral Ferrador.

Que momento ímpar foi estar na 2ª edição do Festival de Artes Populares (FEIAP), que concentrou representantes de diferentes nações em Santa Cruz do Sul. Foram 11 países, mais o Brasil. Participamos, mais uma vez junto com o Musical Lá do B, do Projeto Escola. 

Abrimos à tarde representando o Brasil, seguidos pela Venezuela, Polônia e Ilhas Cook. O Poliesportivo lotado aplaudiu muito e vibrou com a música e dança afro-brasileira. A performance do grupo foi muito elogiada, onde teve grande destaque o acompanhamento da música ao vivo.

Fórum da Parceiros Voluntários, na ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, reuniu mil jovens em nossa cidade e lá estávamos nós para mais uma belíssima apresentação levando a todos a felicidade de ter nossa identidade negra assumida.

Praça lotada, dia de muita luz e na Feira do livro que homenageou a Professora Maria Luci, lá estávamos nós integrando o momento cultural que reuniu outros grupos em um dia de educação e cultura.

A peça teatral João Cândido: A Revolta da Chibata veio até Encruzilhada numa ação do assessor de Turismo Carlos Heitor Panyagua. Reuniu grande público no Clube Encruzilhadense e o Orgulho da Raça mais uma vez fez uma bela apresentação.

Feira de Ciências, Festival de Artes da Escola CETAGRO e o 3º Encontro das Escolas Municipais sobre a Cultura Afro-brasileira.

Participamos da XX Semana de Consciência Negra de Butiá, a convite do Movimento Negro da mesma cidade.

· 2008 – A convite da 6ª Coordenadoria Regional de Educação participamos do 7º Seminário Regional de Educação, que aconteceu em Pantano Grande, na Escola Pedro Nunes de Oliveira.

Evento alusivo à cultura negra na EMEF Machado de Assis, no distrito de Monte Castelo (Pantano Grande – RS).

Encontro das Escolas Municipais sobre a Cultura Afro-brasileira.

· 2009 – Com o título: “Um grupo que orgulha os encruzilhadenses”, iniciamos o ano com uma linda, respeitosa e grande matéria no Jornal do Sudeste contando nossa história em algumas páginas de seu semanário. Uma edição pra lá de especial pra nossa negritude.

As crianças cresceram e com elas a adolescência… Nasce mais uma geração do Orgulho da Raça... Agora como mais nova categoria: “Infanto”.

Estivemos fazendo mais uma intervenção, apresentação, no ENCONTRO REGIONAL DA CULTURA, no Anfiteatro da UNISC, participando do momento cultural que precedeu a fala “Um novo olhar sobre o continente africano-Práticas pedagógicas para implementação da Lei 10.639, com a Professora Evelize Reis/Educação Afro/SE.

Participação na Semana do Município de Encruzilhada do Sul e no Seminário de “Educação: Um novo olhar” da nossa Escola Borges.

A Paróquia Santa Bárbara organizou Noite Cultural na Festa do Divino Espírito Santo e lá estavam a Escola Borges e o Grupo Afro.

Mais uma Semana da Consciência Negra de Butiá e o nosso Afro, presença das mais confirmadas.

Também, evento alusivo à cultura negra na EMEF Machado de Assis, no distrito de Monte Castelo (Pantano Grande – RS).

E para coroar o ano mais um ano o Afro integra-se ao Evento Vozes de Natal, com coreografia “Nascimento do Menino Jesus Negro”.

E dando início as festividades alusivas aos Cem anos da Escola Borges, que acontecerá em 2010. O Grupo fez evento para homenagear dez ilustres personalidades negras de nossa comunidade que receberam o título “Cidadão Consciência Negra Encruzilhadense”. Noite memorável onde o Afro nas suas três categorias fez brilhante apresentação encantando os homenageados, familiares e demais presentes.

Participamos ainda do evento realizado pela Escola Barão do Quaraí pelo Dia Nacional do Samba.

Com a coreografia “Bailado dos Anjos Negros”, que contou com a participação das meninas integrantes do Grupo Adulto, nossa gratidão por mais um ano brilhante, no Evento Vozes de Natal da nossa Escola Borges.

· 2010 – Ano do tão esperado e bem comemorado Centenário da nossa Escola Borges!!! A programação foi intensa e digna deste tradicional e acolhedor educandário, estendendo-se por todo o ano.

Quanto ao Grupo Afro entrava no seu 15º ano de existência e o ano prometia ser intenso, onde já em maio fizemos a abertura do VIII Fórum Nacional de Educação e IX Fórum Regional de Educação Básica, com o tema “Diferentes Olhares sobre o Processo Educacional no Contexto Escolar, na UNISC em Santa Cruz do Sul.

A convite da Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul para representá-la, encaminhamos Projeto Ministério da Cultura para participar da Seleção Pública para apoio a Projetos Culturais no edital de celebração do 22º aniversário da Fundação Cultural Palmares. Foi grande a mobilização para encaminhamento do Projeto com anexos de fotos, jornais, vídeo. 

Foram contemplados seis projetos de todo o Brasil.

Participamos e nos apresentamos na Caminhada da Juventude e   Encontro de Jovens Encruzilhadenses.

Apresentação no Evento da Secretaria Municipal de Educação no Clube do Comércio, em nosso Município.

Participamos em Passo do Sobrado da 14ª Semana Cultural a convite da Secretaria Municipal de Educação da referida cidade.

Escola Borges promove o dia do “Reencontro do Borges”, encontro que reuniu Professores, Funcionários, em atividade e aposentados, neste dia mais uma marcante apresentação do Grupo Afro: uma história dentro do centenário.

XII Semana da Consciência Negra de Butiá e mais uma vez abrilhantamos.

Almirante Negro ganha monumento no seu Município de Encruzilhada do Sul e na presença do Ministro Elói Ferreira de Araújo da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e de mais autoridades o ponto alto do dia foram as apresentações do Grupo Orgulho da Raça com o tema em homenagem aos Cem anos da Revolta da Chibata. “João Cândido vira símbolo de luta social”, diz manchete do Jornal Gazeta do Sul.

Somos homenageados no livreto que traz: Os 100 anos da Revolta da Chibata.

Nesta diversificação de eventos da Semana da Consciência Negra, tivemos ainda apresentação e participação na Missa Afro que reuniu um grande número de fieis, celebrada por Dom Gílio na Paróquia de Santa Bárbara. Local onde já por mais de uma vez nos fizemos presentes e participantes, com falas, danças e toque de tambores.

Realizamos um ENCONTRÂO alusivo ao 15º ano de existência do Orgulho da Raça em um comovente, alegre, descontraído e emocionante momento de congraçamento de famílias, integrantes e ex-integrantes do grupo. Aconteceu neste mesmo dia a 2ª edição do Título Cidadão Consciência Negra de Encruzilhada do Sul.

Mais apresentações, como Encruzilhada Fest, ainda aconteceram.

· 2011 – Iniciamos este ano participando da Mística do Encontro Regional de Jovens e Adultos da 6ª CRE, em maio do corrente ano.

Semana da Criança a nossa Escola, Feira do Livro em nosso município foram algumas das programações em que nos fizemos presentes.

Estivemos na Escola Rita Lobo de Pantano Grande.

Em novembro nas atividades da Semana da Consciência Negra de Venâncio,  estivemos visitando e realizando apresentação na EMEF Benno Breuning e na Sociedade Négo( pela segunda vez).

Em outubro estivemos e novembro estivemos participando dos eventos realizados pela Floresta Montenegrina de Montenegro, em eventos alusivos as reflexões e celebrações sobre Consciência Negra.

No dia da Consciência Negra a comemoração aconteceu em evento do MOCONEB em Butiá e em seguida na nossa Escola Borges.

Mais um evento da 6ª CRE, pelo Setor Pedagógico da Diversidade e fizemos parte, realizando grande apresentação e também na Escola Luiz Dourado em Santa Cruz do Sul.

As Professoras Carmen e Maria Luiza Teixeira participaram de evento que abordou a Cultura Afro e Indígena na 6ª CRE.

Em conjunto com a Capoeira Acarajé tivemos encontro no Clube Tabajara em alusão ao Mês da Consciência Negra com reflexão e apresentações artísticas.


· 2012 - Momento histórico e início de uma nova fase para nosso Grupo.   A Professora Eliane Almeida de Souza do Departamento de Diversidade nos conheceu através do evento na 6ª CRE e nos levou agora para participar de eventos a nível estadual da Rede Pública de Ensino.

Nosso projeto, neste ano de 2012, representou todas as CREs e por consequência os alunos da Rede Estadual, o que para nós foi motivo de muita alegria, mas muita responsabilidade também.

No dia 21 de março, estivemos participando do Dia Internacional de Luta pela Eliminação  da Discriminação Racial em evento na SEDUC, que reuniu diversas autoridades, representantes de CREs e diretores de escolas, entre outros. Contamos com o acompanhamento do Diretor Benito, do Coordenador da 6ª CRE Profº Valdomiro e as Profª Nair e Angelita. Fomos muitos elogiados mais uma vez pelo brilhantismo de nossa apresentação.

Em junho nosso município recebeu grupo de turistas da melhor idade que queriam conhecer um pouco da cultura local. Visitaram nossa Escola Borges e conheceram o trabalho da cultura afro-brasileira, através de falas e danças do Orgulho da Raça. Saíram encantados.

Participamos mais uma vez dos eventos culturais na Semana de Aniversário de nossa Encruzilhada.

Participamos a convite de nossa Paróquia Santa Bárbara do evento Cruz Peregrina, acompanhdos pelo Pe Jolimar Lemos da Silva, que reuniu em dois dias jovens de diferentes municípios do RS. O grande e maravilhoso encontro aconteceu na cidade de Rio Pardo e seguiu para Santa Cruz.

Mais um mês da Consciência Negra e uma maratona de apresentações: Escola Borges, Escolas de Encruzilhada e de Sobradinho.

Mais um Vozes e agora o Presépio trouxe em toda sua composição integrantes do Grupo Afro...Você sabe a cor de Deus?

· 2013 – Mais uma vez iniciamos muito bem. Cada vez mais alunos querendo participar do projeto e a continuidade do mesmo.

Participamos a convite do XI Fórum Nacional da Educação e XIV Seminário Regional de Educação Básica em Santa Cruz do Sul - UNISC

Nossa aluna e integrante do grupo Halandra Araújo Ferreira esteve na XXVIII Jornada Mundial da Juventude, com visita do Papa Francisco na cidade do Rio de Janeiro.

Participamos com apresentação artística na abertura Gincana Farroupilha da Escola Borges.

Apresentação no Jantar Dançante do Grupo Som Black.

A FDRH realiza evento alusivo ao Dia Nacional de Consciência Negra, onde participamos da abertura em Porto Alegre, na presença de várias autoridades do estado.

No mesmo dia na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre fizemos a abertura do evento.

Caravana da Inclusão RS Mais Igual, que aconteceu em nosso município e participamos, mais uma vez como abertura do evento.

· 2014 - Ano da Copa do Mundo e nossa Escola Borges em mais uma grande mobilização de sua Comunidade Escolar realiza atividades em torno do espírito de integração e paz mundial. Fizemos coreografia especial alusiva a abertura da Copa do Mundo.
      
      Mais uma Semana do Município e reafirmamos nosso amor por nossa terra, nossa história e nossa cultura.

     O artista Zé Corrêa nos presenteou com sua linda composição denominada “Afromusik”, que com seu axé passou a fazer parte de nosso repertório através da coreografia de abertura denominada “Guardiões do Universo".

     Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e estivemos em outro belo momento de integração a convite da APAE.

     Feira do Livro na cidade de Dom Feliciano e a convite da Secretaria Municipal de Educação estivemos abrilhantando o evento.
  
     Caminhada Cívica de Encruzilhada e nossa presença, juntamente com nossa Escola Borges.

     E o grandioso e maravilhoso feito. 

    O convite mais uma vez de Eliane Almeida de Souza, em uma   histórica Semana da Consciência Negra de Porto Alegre. De lança na mão, fizemos a justa e memorável homenagem aos Lanceiros Negros, que foram massacrados em Porongos, sendo tema da referida semana. Pela primeira vez no Palácio Piratini, acompanhados pela nossa Diretora Eliza e para sempre na nossa memória e história. A emoção lá sentida e o senso de responsabilidade farão parte dos momentos ímpares por nós vividos.

Abrimos nesta mesma oportunidade, a XXIV Semana de Consciência Negra de Porto Alegre, com o tema: Visibilidade para o Povo Negro com enfrentamento ao racismo e ao extermínio da Juventude Negra. Largo Zumbi dos Palmares e Usina do Gasômetro. Organização Prefeitura Municipal de POA, aproveitando, reiteramos o nosso agradecimento a Eliane e Adilio que nos acolheram em sua morada.

Escola Borges mais uma vez organiza suas comemorações alusivas a importante data de “20 de novembro” e “Vozes de Natal” e nossa participação é confirmada para dar vez e voz.

·         2015 – O que nos esperava?

A inesquecível, grandiosa e espetacular homenagem vinda da Escola de Samba Mocidade. Os “18 anos do Grupo Afro Orgulho da Raça” viraram tema enredo desta tradicional e vibrante Escola e cruzaram a avenida do samba de Encruzilhada com seus componentes cantando, dançando e empolgando o público presente que aplaudiu com muito acolhimento e alegria.

Este feito nos rendeu muitos encontros para confecção de roupas, adereços, carros alegóricos, mas principalmente para aumentar o elos de união, amizade, colaboração e superação dos integrantes do grupo da escola, ex-integrantes, familiares e amigos que somaram esforços para contar com fidelidade e entusiasmo a rica história e cultura afro-brasileira.

166º anos de nosso município e lá estávamos nós participando das comemorações.  2ª Conferência Municipal da Juventude e nossos jovens atuando, protagonizando.

1º Encontro da Diversidade – 6ª CRE –Somos todos iguais na diferença. A convite da CRE nos apresentamos, fizemos relatos de experiência e de boas práticas. Evento que reuniu escolas de abrangência da 6ª coordenadoria. Foi muito especial e marcante. Com a presença do Coordenador da 6ª CRE Profº Luis Ricardo Pinho de Moura que também esteve presente na Cerimônia de Recebimento do Prêmio Zumbi dos Palmares, com a Prof.ª Nadiesca.

Fizemos a emocionante abertura da Semana Farroupilha de nosso Borges que trouxe a grande e justa homenagem aos Lanceiros Negros.

A Comissão Organizadora da Semana de Consciência Negra da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, concede ao Grupo Afro Orgulho da Raça o Prêmio Zumbi dos Palmares na categoria área cultural, pela atuação em prol da comunidade negra.

Recebemos juntamente com nossa Diretora Elizamar Guterres, em Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra a referida homenagem e premiação. Que honra, emoção e felicidade receber esta tão honrosa distinção.

E o mês de novembro foi fantástico em sua grande agenda de eventos, reflexões, comemorações em torno de sua data maior: 20 de novembro.

Estivemos participando de momentos inesquecíveis e relevantes:

Na cidade de Osório, estivemos abrilhantando a inauguração da Biblioteca Oliveira da Silveira no Centro de Cultura. Momento em que nos encontramos com Rei Congo e Rainha Ginga dos Maçambiques de Osório. Conhecemos a filha e o neto do Poeta Oliveira da Silveira.

Estivemos na casa do Rei Congo – Sebastião Antônio e Rainha Ginga –Severina Maria Dias, onde conhecemos, através de sua filha Francisca Dias e do Dr. e Pesquisador Iosvaldyr Bittencourt o relato sobre a história dos Maçambiques de Osório.

Abrimos mais uma vez a SECON de Porto Alegre no Largo Zumbi dos Palmares, na presença de autoridades.

Ainda nas cidades de Butiá, Venâncio Aires, Montenegro. E aqui em Encruzilhada em EMEI, Escola Borges e para demais escolas no Mesquitão.

Para coroar este ano maravilhoso fomos conhecer e participar a convite do Sr. Pedro Lucio da Silveira do Dia de Campo do Quilombo da Quadra, na localidade da Palma em Encruzilhada do Sul.
Encerramos o ano lindamente com o Axé do Afrinho no Vozes de Natal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário